quarta-feira, 29 de junho de 2011

As 7 Maravilhas do Mundo

As 7 Maravilhas do MUNDO

As Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram anunciadas durante a cerimônia da declaração oficial em Lisboa, Portugal, em 07/07/07 (em ordem alfabética por nome de país):

1. Brasil – Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Christ Redeemer, Brazil)*
2.
 China – Grande Muralha da China (The Great Wall of China)
3.
 Índia – Taj Mahal (The Taj Mahal, India)*
4.
 Itália – Coliseu, Roma (The Roman Colosseum, Italy)
5.
 Jordânia – Petra (Petra, Jordan)*
6.
 México – Pirâmides de Chichén Itzá, Yucatan (Chichén Itzá, Mexico)
7.
 Peru – Machu Picchu (Machu Picchu, Peru)*
Nota: Quando me registrei na campanha “New 7 Wonders” para votar e tomar parte da história, eu votei nos candidatos para as 7 Novas Maravilhas que estão com asteriscos*...
Cristo Redentor (1931) – Rio de Janeiro, Brasil  Símbolo de Hospitalidade e Abertura

Estátua de Jesus Cristo, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado, com vista sobre o Rio de Janeiro. O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald. A estátua levou cinco anos para ser construída e foi inaugurada no dia 12/10/1931. Tornou-se o símbolo da cidade e do afável povo brasileiro, que recebe quem os visita de braços abertos. Outras maravilhas brasileiras:Brasília (DF), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (MG)...


Grande Muralha da China (220 a.C. e 1368-1644) – China – Símbolo de Perserverança e Persistência

A Grande Muralha da China foi construída para ligar fortificações já existentes, criando um sistema de defesa unificado que impedisse as invasões do território chinês por tribos mongóis. É o maior monumento já construído pelo homem e o único visível do espaço. Milhares de pessoas pagaram a construção desta estrutura colossal com a própria vida... Outras maravilhas chinesas: Guerreiros de Terracota (Xian), Cidade Forbidden (Bejing) e Palácio Potala (em Lhasa, no Tibete – China).


Taj Mahal (1630) – Agra, Índia – Símbolo de Amor e Paixão

O imenso monumento do Taj Mahal é um mausoléu todo em mármore branco, rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, localizado na cidade de Agra (sul de Nova Délhi). Foi construído por ordem do Xá Jahan, o 5º imperador mogul muçulmano, em memória de sua falecida e adorada terceira esposa. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, só conseguia então ver o Taj Mahal a partir da pequena janela de sua cela... Essa maravilhosa obra (parece que foi concluída em 1666) é considerada uma das mais perfeitas joias da arte muçulmana no país e, hoje, é Patrimônio da Humanidade...


Coliseu de Roma (70-82 d.C.) – Roma, Itália – Símbolo de Júbilo e Sofrimento

Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém até aos nossos dias, uma vez que após cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. É através do cinema e dos livros de história que temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.


Petra (Aretas IV, 9 a.C.-40 d.C.) – Petra (duas horas de carro da capital Amã), Jordânia – Símbolo de Engenharia e Proteção

A cidade de Petra é a principal atração turística da Jordânia e abriga o imponente templo helênico “O Tesouro” (El-Khazneh). Com 42 metros de altura e 30 de largura, em sua fachada esculpida com pedra rosada há representações de mulheres, cavalos e soldados... Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores. Atualmente, os túmulos reais de Petra, o templo, o mosteiro de El-Deir, constituem exemplos impressionantes da cultura do Oriente Médio.


Pirâmide de Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) – Península de Yucatan, México – Símbolo de Culto e Conhecimento

A grande pirâmide maia Chichén-Itzá é uma das ruínas maias da cidade Pré-Colombiana de Chichén-Itzá. A mais famosa Cidade Templo Maia funcionou como centro político e econômico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetônico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia.
Este sítio sagrado foi um dos maiores centros mais da Península de Yucatán. Durante quase 1000 anos de história, diferentes povos deixaram suas marcas na cidade. A visão sobre o universo dos Maias, Toltecas e Iztecas é revelada nos monumentos de pedra e em seus trabalhos artísticos. A fusão entre as técnicas maias de construção com elementos do centro do México fizeram de Chichen-Itza um dos melhores exemplos da civilização Maia-Tolteca em Yucatán. Vários edifícios têm sobrevivido ao longo do tempo, como o Templo dos Guerreiros, El Castillo e o observatório em forma circular chamado El Caracol.

Santuário Histórico de Machu Picchu (1460-1470) – Machu Picchu, Peru – Símbolo de Comunidade e Dedicação (declarado Patrimônio em 1983)

No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazônica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais populares do mundo e foi redescoberto pelo explorador norte-americano Hiram Bingham, em 1911.




0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar este blog